by gizaa

14 de julho de 2009

O QUE É HIDROCEFALIA

O que é Hidrocefalia?
Hidrocefalia vem do grego: hidro significa água, céfalo cabeça. Hidrocefalia é um acúmulo anormal de fluído - fluído cerebroespinhal, ou FCE - nas cavidades dentro do cérebro chamadas ventrículos. O fluído cérebro espinhal é produzido nos ventrículos, circula através do sistema ventricular e é absorvido na corrente sangüínea. O fluído cérebro espinhal está em constante circulação e tem muitas funções importantes. Ele envolve o cérebro e a medula espinhal agindo como uma almofada de proteção contra ferimentos. O fluído cérebro espinhal contém nutrientes e proteínas que são necessárias para a nutrição e funcionamento normal do cérebro. Ele também carrega produtos eliminados dos tecidos adjacentes. Hidrocefalia ocorre quando há um desequilíbrio entre o montante de fluído cérebro espinhal que é produzido e a quantidade que é absorvido. Por aumentar a quantidade de fluído cérebro espinhal, os ventrículos se dilatam e a pressão dentro da cabeça aumenta.

O que causa Hidrocefalia?
A Hidrocefalia congênita (presente no nascimento) supõe-se ser causada por uma interação complexa de fatores genéticos e ambientais. Estenose de aqueduto, uma obstrução do aqueduto cerebral, é a mais freqüente causa de Hidrocefalia congênita. Hidrocefalia adquirida pode ser resultado de Espinha Bífida, hemorragia intraventricular, meningite, trauma na cabeça, tumores e cistos. A hidrocefalia atinge, no mundo, cerca de uma em cada 500 crianças nascidas.

Como a Hidrocefalia é tratada?
Não há modo conhecido para prevenir ou curar Hidrocefalia. Atualmente, o tratamento mais eficaz é a inserção cirúrgica de uma válvula. Um catéter, que é um tubo flexível colocado no sistema ventricular do cérebro, direciona o fluxo de fluído cérebro espinhal para outra parte do corpo, normalmente a cavidade abdominal ou uma câmara do coração, onde ele é absorvido. A válvula conjugada ao catéter mantém o fluído cérebro espinhal numa pressão normal dentro dos ventrículos. Este procedimento é executado por um neurocirurgião.

Hidrocefalia

A segunda foto é o meu caso. Hoje meu cateter "desagua"dentro do coração. Por um lado não há como ocorrerem cistos, por outro, como meu médico faz questão de lembrar sempre, qualquer infecção nas meninges pode ser fatal , numa velocidade muito maior que no outro caso , pq se o líquor for infectado, vai levar a infecção direto pro coração.

1 comentários:

Ani Cires disse...

Olá! Estou passando por aqui para dar notícias do Lucas. Eu entrei em contato com vocês para saber do VEPTR, lembra? Então, ele fez a cirurgia, que foi um sucesso. Teve uma regressão de 20º na curva da escoliose. Porém, o pós operatório dele tem sido difícil. Ele sente muita dor, fora que teve outras intercorrências... Espero que isso tudo passe logo para que eu possa ter a certeza que fiz a escolha certa. Ver crianças lindas, como a Maria, super bem após o VEPTR é o que me traz conforto e me dá esperança. Um grande beijo. Ani (mãe do Lucas)

 

©  Copyright by MARIA | 2010 | Blog Design by Gizaa Veiga